Uma importante reestruturação no tráfego da área central de Toledo começa a ser implantada nesta semana. O Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) anunciou que três cruzamentos estratégicos terão seus tempos semafóricos reduzidos e, para garantir a fluidez, a conversão à esquerda passará a ser proibida nestes locais.

A medida visa reduzir o tempo médio de espera nos semáforos, que atualmente chega a quase dois minutos, para cerca de 40 segundos. Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima, a mudança é baseada em estudos de engenharia de tráfego que indicaram que apenas 7% dos condutores realizam a conversão à esquerda no pico, porém, atrasam o fluxo dos outros 93% que seguem reto.

Cronograma de Alterações

Para que os motoristas possam se adaptar gradualmente, a ativação dos novos planos ocorrerá de forma escalonada:

  • Terça-feira (03/02): Av. Senador Atílio Fontana x Rua Piratini.

  • Quarta-feira (04/02): Rua São João x Rua Raimundo Leonardi.

  • Quinta-feira (05/02): Av. Santos Dumont x Rua Raimundo Leonardi.

Rotas Alternativas e o "Loop de Quadra"

Com a proibição da conversão à esquerda, o motorista precisará adotar o chamado "loop de quadra". No caso da Av. Senador Atílio Fontana, o secretário Rogério de Lima orienta: “Quem segue sentido Centro deve entrar à direita na Rua Armando Luiz Arrosi, ir até a Rua Almirante Barroso, subir e então acessar a Rua Piratini”. Outra opção é utilizar as rotatórias próximas.

A coordenadora de Engenharia e Tráfego, Raquel Carolina Wesseling, explica que a cidade passará a contar com sete planos semafóricos diferentes ao longo do dia. “Com a contagem de veículos, definimos características para o pico da manhã, tarde, noite e entrepicos. Sincronizando esses pontos, criamos a onda verde, garantindo que o motorista encontre o caminho livre nos principais eixos”, detalha.

Fiscalização e Orientação

Durante os primeiros 15 a 20 dias, equipes da Guarda Municipal estarão presentes nos cruzamentos alterados. O foco inicial será a orientação dos condutores e a fiscalização para evitar conversões irregulares, garantindo a segurança de pedestres e motoristas.

Da Redação

Postagem Anterior Próxima Postagem