O Uruguai, o Chile e o México também suspenderam as importações de frango do Brasil. A decisão acontece após o primeiro caso de gripe aviária no país ser registrado em uma granja comercial, em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Argentina, China e União Europeia também já haviam suspendido as compras de frangos após a notícia.
Para a Argentina, a suspensão terá validade de 60 dias e segue cláusulas contratuais de precaução sanitária. Em caso de detecção de qualquer caso de gripe aviária, as importações são suspensas automaticamente como medida de prevenção à saúde.
Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou que as medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas para anular a contaminação.
O foco da gripe aviária foi identificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em uma granja comercial no município de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre. A detecção ocorreu na quinta-feira (15) e foi divulgada na manhã desta sexta.
Após a confirmação da doença, o governo do Rio Grande do Sul disse que cerca de 17 mil aves foram sacrificadas
Segundo o Ministério da Agricultura, não existe risco no consumo da carne ou de ovos.
"A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo", diz comunicado da pasta.
O Brasil é o maior exportador de frango no mundo e o terceiro maior produtor.
Cultura