Um macaco-prego que já vinha sendo avistado no bairro Jardim Europa nos últimos dias foi resgatado neste domingo, 20 de julho, após entrar e ficar preso em uma residência. O animal estava ferido e foi encaminhado para atendimento.
Segundo Tiago Luidy Pizzato Stertz, responsável pelo resgate de animais silvestres em Toledo, o macaco já havia aparecido no bairro anteriormente, mas sua agilidade impossibilitava a captura. "A alguns dias ele já tinha dado as caras pelo bairro, mas era impossível realizar o resgate, pois são muito ágeis. Hoje, domingo (20), ele acabou entrando em uma residência e ficou preso", relatou.
Acredita-se que os ferimentos do macaco sejam resultado de uma briga por território ou fêmeas dentro do bando. "Eventualmente os machos da espécie podem brigar para disputar o território e as fêmeas do bando. E quando isso acontece, geralmente os ferimentos são bem graves", explicou Tiago.
O animal, que se afastou do bando por conta dos ferimentos, receberá tratamento e será recuperado para ter uma segunda chance de retornar à natureza. "Vamos tratar ele e recuperar para ter uma segunda chance. Esperamos que logo se recupere e volte à natureza", disse Tiago.
A equipe agradeceu à população de Toledo pelo apoio e por não permitir que animais sejam machucados, incentivando o trabalho de resgate.
Para resgate de animais silvestres em Toledo, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp: (45) 99828-1232. O atendimento do animal resgatado foi feito pelo pessoal do @saashvp.
Da Redação