Durante o início do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate (APH-C), realizado nesta terça-feira (6), o coordenador de Formação e Planejamento da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Nerisson Luis de Lima, destacou o investimento de aproximadamente R$ 150 mil na aquisição dos kits e na realização do treinamento.
“Cada agente passa a ter seu próprio kit de APH, composto por itens como tesoura ponta-romba, selo de tórax, manta aluminizada, gáses para preenchimento e torniquete, todos voltados ao atendimento em situações críticas”, explicou o coordenador. Ele ressaltou que o curso atende à Portaria nº 98/2022 do Ministério da Justiça, que padroniza os procedimentos de atendimento entre as forças de segurança no Brasil.
Segundo Lima, os equipamentos visam principalmente o uso em cenários de confronto armado, mas também poderão ser utilizados para atendimento da população em acidentes graves. “Esses itens aumentam em até 90% a chance de sobrevida do agente em situações de confronto. Além disso, em ocorrências como acidentes de trânsito com hemorragias intensas, o guarda poderá agir até a chegada de uma equipe especializada”, destacou.
A capacitação será oferecida a todos os integrantes da Guarda Municipal de Toledo, reforçando o compromisso da administração com a segurança e a valorização profissional dos agentes.
Da Redação