A Sanepar continua trabalhando para resolver problemas operacionais na adutora da captação do sistema de Toledo, ocorridos quinta-feira (20). Técnicos trabalharam nesta sexta-feira (21) e a produção, que estava em cerca de 50% da capacidade, está em 90%, graças à instalação emergencial de um ponto de abastecimento no Parque dos Pioneiros. O prefeito Mario Costenaro, acompanhado do secretário Fabio Leal (Infraestrutura Urbana e Rural e de Serviços Públicos), esteve na Unidade de Tratamento de Água localizada no Centro de Toledo para acompanhar de perto o trabalho.
Na unidade, Costenaro recebeu as explicações dos técnicos da empresa sobre o que aconteceu e o que vem sendo feito para normalizar o fornecimento de água o mais rápido possível. “Detritos obstruíram a tubulação de captação e isso gerou um problema de pressurização, o que provocou a falta d’água em nossa cidade”, ressaltou Costenaro após a visita.
Diante da situação, o prefeito pede à população que economize água neste final de semana, isso porque algumas regiões ainda deverão enfrentar problemas no fornecimento completo, caso do Coopagro, por exemplo. “É preciso que a população economize no uso da água. Todas as ações estão sendo realizadas para a normalização do sistema de distribuição o mais breve possível. É essencial fazer o uso econômico da água”, disse ele.
Novo sistema de captação - Costenaro lembrou que vem, desde o início do ano, mantendo encontros sistemáticos com a direção da Sanepar no sentido de implantar uma nova estação de captação de água. “Todo este trabalho que estamos fazendo é no sentido da empresa compreender que o crescimento de Toledo, que temos falado, é dinâmico e exige uma nova estrutura na questão do tratamento e captação de água”, comentou o prefeito. E acrescentou: “É algo urgente e precisa ser encarado de frente”.
O prefeito se solidarizou com as famílias que sofrem com a falta d’água neste momento e reforçou o pedido por um esforço maior de economia.
SECOM