![]() |
Juan Matoso |
Por Gilberto Moreira Rocha, CRP-08/22963
Na tarde desta segunda-feira, 27 de novembro de 2023, foi um momento de grande alegria. Retornar à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) para palestrar sobre minha área de atuação foi também uma experiência de grande emoção.
Quando ingressei na PUC-PR, jamais imaginei que um dia estaria aqui, compartilhando conhecimentos com os colaboradores e participando de um evento tão importante como a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Falar sobre Saúde Mental é sempre um desafio, e com um público extraordinário como este, a responsabilidade aumentou consideravelmente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que "Saúde Mental refere-se a um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para a comunidade".
É crucial compreender que, se a saúde mental não estiver em ordem, a dificuldade de trabalhar e agregar qualidade às atividades torna-se muito complicada. Isso passa a afetar outras áreas que muitas vezes as pessoas não percebem, e quando se dão conta, é necessário uma intervenção mais árdua. Nossos hábitos precisam ser monitorados e avaliados constantemente para que possamos viver bem e com qualidade.
Algumas dicas muito importantes para cuidarmos da nossa saúde mental incluem manter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos, manter um padrão de sono, diminuir a exposição online, ter relações saudáveis em todos os contextos familiares, sociais e consigo próprio, e não ignorar a necessidade de buscar ajuda profissional quando necessário.
Meus sinceros agradecimentos aos participantes, à PUC-PR Toledo e, especialmente, ao convite da Rosimara Ferrante. Esta oportunidade de compartilhar conhecimento e promover a conscientização sobre a importância da Saúde Mental foi enriquecedora. Juntos, podemos construir ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.