Uma história de fé, esperança e gratidão tem emocionado a comunidade de Toledo. Joelci Fernandes da Silva, de 53 anos, ministro auxiliar da Paróquia São Francisco de Assis, no Jardim Coopagro, e conhecido por seu talento em cantar músicas sertanejas, iniciou uma jornada surpreendente: uma peregrinação a pé, sozinho, de Toledo, no Paraná, até o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.
A caminhada começou no domingo, 20 de julho de 2025, por volta das 06h20 da manhã, quando Joel, também um bombeiro profissional civil aposentado, deixou sua casa no Coopagro rumo à "Casa da Mãe Aparecida". Sem grandes alardes, mas com um coração movido pela fé, ele decidiu encarar o percurso de mais de mil quilômetros.
Em áudios exclusivos à nossa reportagem, Joelci explicou os motivos de sua longa peregrinação: "Devido a muitos problemas de saúde na família e com os amigos, resolvi fazer essa peregrinação até Aparecida, levando o nome deles comigo em oração." Ele ressaltou que sua fé não é baseada em "moeda de troca" com Deus: "Não sou muito fã desse negócio de 'se acontecer isso, eu faço aquilo'. Não é assim. Eu saí caminhando rezando por essas pessoas para aliviar o sofrimento delas e um pouco da minha dor no caminho, que sirva para aliviar a dor dessas pessoas."
Caminhada Solitária, mas com Proteção e Apoio
Apesar de estar fisicamente sozinho, Joelci afirma sentir-se bem acompanhado: "Aos olhos humanos não tem ninguém comigo, mas aos olhos da fé, eu tô bem acompanhado. Tô protegido de todos os lados."
Ele conta com o apoio remoto de um amigo em Toledo que o ajuda com o planejamento diário. "Ele calcula o trecho do dia, o lugar onde vou ficar, me passa as coordenadas. Eu não tô indo no escuro", explicou.
Desafios da Estrada e Espiritualidade
Durante o percurso, Joelci já enfrentou chuvas leves e um dia de frio intenso com vento contrário, descrevendo o dia como "frio pra danar". No entanto, ele garante que não caminha sob chuva e busca abrigo sempre que o tempo muda.
Ao chegar no santuário, Joelci pretende acender uma vela e queimar papéis com os nomes das pessoas por quem está orando. "É uma forma de entregar tudo nas mãos de Nossa Senhora", disse.
A previsão de chegada em Aparecida, segundo Joelci, dependerá da reação de seu corpo, mas ele estima concluir o trajeto em cerca de 10 dias, caso continue bem. O retorno para Toledo será de ônibus.
Em sua mensagem final, Joelci fez um único pedido: "Rezem por mim. Eu estou rezando por todos vocês. Deus e Nossa Senhora Aparecida abençoem a todos." Sua história é um testemunho de dedicação, fé inabalável e amor ao próximo.
Redação RadarBO / Portal Destaque Toledo | Exclusivo