Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (28) em Toledo, após uma denúncia anônima revelar que quatro cães de porte médio estavam confinados em condições precárias dentro de uma carretinha de reboque, coberta por uma lona, na Rua Souza Naves, na área central.
A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, constatou a situação. Segundo os policiais, o veículo, um Chevrolet Onix com placas do Mercosul, havia viajado de Santa Catarina para Toledo. Os animais teriam permanecido presos na carretinha durante toda a madrugada, em frente a um prédio onde o proprietário estava.
A coordenadora de Defesa e Proteissão Animal de Toledo, Cinthia Moura, informou que as câmeras de segurança indicaram que os animais estavam nessa condição desde a 1h da manhã. "Os animais foram para atendimento clínico, estavam tremendo de frio, alguns com cicatrizes profundas", disse Cinthia, levantando a suspeita de que os cães pudessem ser usados para caça.
O proprietário do veículo e dos cães, que não teve seu nome nem idade revelados, foi preso por maus-tratos e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Toledo. O veículo e a carretinha também foram apreendidos.
Os quatro cães foram resgatados pela equipe de proteção animal e estão recebendo atendimento veterinário.
Da Redação