Um contribuinte em Toledo foi vítima de um golpe ao tentar realizar o pagamento do IPVA de 2026 na última sexta-feira (09). Segundo o relato policial, a vítima foi induzida ao erro por uma página fraudulenta que simulava o sistema do DETRAN-PR, resultando em um prejuízo de R$ 481,97.
Ao buscar o desconto para pagamento à vista via PIX, o solicitante efetuou a transferência para uma pessoa jurídica. O golpe só foi percebido após a confirmação do pagamento, momento em que o Mecanismo Especial de Devolução (MED) foi acionado junto à instituição financeira para tentar recuperar o valor.
Alerta da Secretaria da Fazenda e DETRAN-PR
As autoridades estaduais já emitiram alertas sobre a proliferação de sites fraudulentos que aparecem no topo de buscadores como "anúncios patrocinados". Criminosos copiam o layout dos portais oficiais para confundir o cidadão.
Para evitar cair em golpes, siga as orientações oficiais:
Confira o Destinatário: No momento de confirmar o PIX, o nome que deve aparecer é sempre “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda”. Jamais faça transferências para nomes de pessoas físicas ou empresas privadas genéricas.
Verifique o Endereço (URL): Sites oficiais do Governo do Paraná terminam obrigatoriamente com a extensão “.pr.gov.br”.
Canais de Emissão Seguros: Utilize apenas o Portal do IPVA, o aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual ou o app Detran InteliGente. O governo não envia guias de pagamento ou chaves PIX por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Calendário IPVA 2026 (Paraná)
Os pagamentos da cota única com 6% de desconto ou da primeira parcela começaram em 09 de janeiro.
Placas Final 1 e 2: 09/01
Placas Final 3 e 4: 12/01
Placas Final 5 e 6: 13/01
Placas Final 7 e 8: 14/01
Placas Final 9 e 0: 15/01
Caso tenha sido vítima, registre imediatamente um Boletim de Ocorrência e acione o canal de contestação de transações no aplicativo do seu banco.
Da Redação
