Um homem foi preso na madrugada deste sábado (29) no centro de Toledo após tentar fugir de uma blitz da Operação Lei Seca. A ação, que contou com o apoio do Comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Rádio Patrulha e Guarda Municipal, resultou na autuação por conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada e direção perigosa.
O bloqueio da operação estava montado na região central da cidade por volta das 00h10, quando um veículo VW/Gol de cor prata se aproximou em alta velocidade. Ao avistar os cones na pista, o condutor realizou uma frenagem brusca de aproximadamente 10 metros.
No momento da abordagem, em vez de acatar a ordem, o motorista engatou a marcha "ré" e acessou outra rua pela contramão, desobedecendo aos agentes de trânsito. A manobra perigosa colocou em risco transeuntes, usuários da via e outros veículos que trafegavam pelo local.
A equipe policial iniciou imediatamente as buscas e conseguiu localizar o veículo a cerca de 300 metros do bloqueio, realizando a abordagem com sucesso.
Ao ser abordado, o condutor, apesar de não portar nada ilícito na busca pessoal, apresentava visíveis sinais de embriaguez, como hálito etílico, vestes desconexas, euforia e sudorese excessiva. O homem também relatou ter ingerido bebida alcoólica.
O teste do etilômetro foi oferecido e recusado, sendo confeccionado o auto de constatação de sinais de embriaguez. Diante dos fatos, o condutor foi imediatamente preso pelos artigos 306 (conduzir sob influência de álcool) e 175 (direção perigosa) do Código de Trânsito Brasileiro e encaminhado à 20ª Subdivisão Policial (SDP) para os procedimentos de praxe. O veículo foi removido ao pátio da Guarda Municipal, e as autuações de trânsito cabíveis foram realizadas.
Da Redação
