A Polícia Militar (PM) de Toledo divulgou, na manhã deste sábado (25), novos detalhes sobre a ocorrência de alto risco em que dois cães da raça pitbull foram abatidos por agentes da PM e da Guarda Municipal (GM). O caso, que aconteceu por volta das 10h35 de sexta-feira (24) no cruzamento da Rua Antonio Bressam com a Rua Mona Lisa, resultou na autuação da proprietária por Omissão de Cautela na Guarda de Animais.
A proprietária foi identificada pela Polícia Militar e conduzida ao 19º Batalhão para a confecção da documentação pertinente.
Reiteração do Risco e Ataques Anteriores
O Boletim de Ocorrência detalha que a equipe policial foi acionada para prestar apoio à Coordenadora de Proteção e Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
Os agentes ambientais relataram que o casal de pitbulls adultos estava solto, já havia agredido e levado à morte outro cachorro que passava pela rua, e oferecia risco à vida de humanos.
Além disso, foi reforçado o relato de uma testemunha que comunicou o fato à Guarda Municipal e confirmou ter presenciado os animais tentando atacar crianças em via pública, que se abrigaram sobre veículos para escapar.
Motivo do Abate: Contenções Precárias e Iminência de Ataque
Os agentes da SMMA relataram que as contenções do lote onde os cães estavam eram precárias, com buracos e aberturas de fácil passagem. Eles tentaram, sem sucesso, conter os animais com as ferramentas disponíveis.
O uso de arma de fogo foi justificado pelo estado de necessidade e iminência de ataque, após a fêmea furar o bloqueio improvisado e partir no instinto de caça em direção a um cão de pequeno porte e aos agentes. Em seguida, o macho também se agitou na iminência de atacar as equipes, levando à necessidade de novos disparos por parte de um policial militar.
Os dois cães vieram a óbito e foram recolhidos pela equipe de proteção e defesa animal.
Proprietária Autuada e Liberada
Enquanto a equipe policial se deslocava ao Batalhão, foi informada pela Guarda Municipal que a proprietária dos animais havia chegado ao local. Ela foi encaminhada ao 19º BPM, onde foi informada e advertida sobre a situação.
Após as orientações e a assinatura do Termo Circunstanciado pelo crime de Omissão de Cautela na Guarda de Animais, a responsável foi liberada.
Da Redação
