O tradicionalismo gaúcho já se tornou uma paixão na região de Toledo, e o principal responsável por isso está prestes a começar. Em sua 16ª edição, a Semana Farroupilha, que acontece de 17 a 21 de setembro no Centro de Eventos Ismael Sperafico, é aguardada com grande expectativa pela população. A afirmação é de Airton Ferreira, um dos idealizadores do evento, que acompanha a evolução da festa desde seu início.

“O povo espera ansiosamente que chegue setembro para comemorar a Semana Farroupilha. É um evento que virou tradição”, destaca Ferreira. Segundo ele, que cultiva a cultura gaúcha na cidade, a festa é trabalhosa e exige dedicação de muita gente, mas vale a pena. “São muitas peças, relíquias e antiguidades que procuramos trazer para dentro da programação, e as pessoas ficam ansiosas para vir, sentar, tomar um mate, comer uma 'boia campeira' e 'prosear'”, explica.

Ele relembra que a festa começou em um pequeno estacionamento de supermercado e, com o apoio da Prefeitura, foi para o Lago Municipal, onde chegou a ocupar 1.200 metros quadrados de espaço. “Chegamos a ser por três anos consecutivos a melhor Semana Farroupilha do Paraná”, afirma com orgulho.

Shows, oficinas e o espírito gaúcho

A programação deste ano está repleta de atrações e tem entrada franca. O festival de música Fesfat abrirá espaço para talentos de diferentes categorias. Ao longo dos dias, os visitantes poderão conferir shows de grandes nomes da música gaúcha, como Shana Müller e Grupo Minuano no sábado (20), e Grupo Manotaço no domingo (21). A diversão também está garantida com o show de humor de Paulinho Mixaria no domingo.

Além dos shows, a Semana Farroupilha de Toledo oferece uma oportunidade de aprendizado para estudantes, idosos e crianças, com oficinas culturais sobre chimarrão, indumentária e lida campeira, mostrando que a cultura é feita de detalhes.

Para Airton Ferreira, a festa é muito mais que um evento. É a celebração do Dia do Gaúcho, 20 de setembro, que para ele é uma data que lembra a luta dos gaúchos por um estado e um país melhor.

“A gente comemora, mas não pode esquecer que foi uma batalha que deu início a tudo”, pontua. “É um dia muito marcante para os gaúchos do Brasil e do mundo”.

Airton reforça o convite, destacando que a participação da comunidade é o que faz a festa grandiosa. “Vem pra cá, vem fazer a festa junto com a gente. Se ficar só nós aqui, não tem graça. O importante é a tua participação também, para estar junto com a gente”, finaliza.

Da Redação





Postagem Anterior Próxima Postagem