Na quinta-feira (31), integrantes da Guarda Municipal de Toledo participaram de um treinamento para habilitação no uso de espingardas calibre 12. A atividade foi realizada no Clube de Tiro Velho Texas, localizado no interior do distrito de Novo Sobradinho.
A capacitação visa preparar os agentes que ainda não possuíam habilitação para operar com armas longas. “A Guarda Municipal já vem trabalhando armada há mais de dois anos. Temos agentes habilitados com armas curtas, como pistolas, e agora estamos treinando o pessoal que ainda não tinha a dotação com arma longa”, explicou o instrutor GM Roni Padilha. Segundo ele, além da parte técnica e tática, o treinamento envolve regras de segurança, condução da arma nas viaturas, abordagem e controle emocional dos agentes.
De acordo com Padilha, os guardas têm demonstrado grande interesse e engajamento no processo de formação. “A maioria dos nossos guardas têm mais de 30 anos e estão bastante curiosos com esse tipo de armamento. Estão absorvendo muito bem o conteúdo”, destacou.
O coordenador de formação e planejamento da Guarda Municipal, Nerisson Luis de Lima, informou que 13 novos integrantes serão habilitados com o treinamento. “A partir de hoje, esses agentes estarão prontos para operar com armas longas, especificamente calibre 12”, disse.
Já o presidente do clube de tiro, Fábio Fath, ressaltou a importância da parceria com o poder público. “Estamos novamente recebendo a Guarda Municipal para essa formação, em mais uma ação conjunta com a Prefeitura de Toledo”, afirmou.
Da Redação