Uma onça parda foi resgatada na tarde da última quinta-feira (31) em uma propriedade rural no município de Formosa do Oeste, na região Oeste do Paraná. O Corpo de Bombeiros foi acionado inicialmente e, devido à complexidade da situação, mobilizou uma força-tarefa que envolveu diversas instituições.
Participaram do resgate o Serviço de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, o Instituto Água e Terra (IAT) de Toledo, o Zoológico de Cascavel e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Palotina.
Segundo Tiago Pizzato, técnico de meio ambiente responsável pelo setor, o animal foi localizado na copa de uma árvore, ao lado de um aviário na propriedade. "Hoje recebi um chamado via corpo de bombeiros para o resgate de uma onça parda na cidade de Formosa do Oeste, logo montamos um mutirão de pessoas para ajudar ela", relatou Pizzato.
Após avaliar a situação, as equipes decidiram pela sedação do animal. Foi utilizado um tranquilizante e, assim que a onça adormeceu, ela foi retirada da árvore pela equipe do Serviço de Proteção Animal.
A onça resgatada era uma fêmea jovem e estava em ótimo estado de saúde. Após a realização de todos os exames necessários, foi identificada a melhor área para sua soltura segura e a devolução do animal à natureza. "Obrigado a todos os envolvidos. Todos pela nossa fauna", finalizou Tiago Pizzato, ressaltando o sucesso da operação conjunta.
Da Redação