O Exército Brasileiro, por meio da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), vai promover entre os dias 25 e 29 de agosto de 2025 a Operação Paraná IV, um exercício combinado com o Exército Paraguaio. A ação acontece em diferentes municípios do Oeste do Paraná, incluindo Cascavel, Formosa do Oeste e Alto Piquiri.
A atividade tem como objetivo o adestramento e a atualização doutrinária, simulando uma situação hipotética de combate. Ao todo, participam cerca de 1.400 militares, sendo 48 paraguaios, além de 180 viaturas – entre elas, veículos blindados, que circularão por rodovias vicinais e terrenos particulares previamente autorizados.
A operação inclui ainda o emprego de helicópteros, drones, veículos blindados de reconhecimento e de combate, além de equipamentos de comunicação de alta tecnologia. Segundo o Comando da 15ª Brigada, a ação reforça a integração e a interoperabilidade entre Brasil e Paraguai, além de manter a tropa preparada para situações de pronta resposta.
Como parte da programação, no dia 25 de junho, às 10h, será realizada uma inspeção de meios no parque do Show Rural Coopavel, em Cascavel. No local, a população poderá conhecer os equipamentos que serão utilizados na simulação de combate.
O Exército solicita o apoio da imprensa na divulgação da atividade, ressaltando a importância da compreensão e colaboração da população para a realização do exercício.
CGN