O Centro de Eventos Ismael Sperafico foi palco de um evento histórico neste sábado (26): a 1ª Festa do Agricultor de Toledo, que integrou a programação da Semana do Agricultor. Com a participação de nove comunidades do interior, o almoço reuniu pratos típicos e celebrou a contribuição fundamental dos produtores rurais para a economia local.

Em entrevista, o secretário da Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, destacou a importância do evento. "É um dia histórico para Toledo. Essa festa do agricultor, com esse tradicional almoço que acontece pela primeira vez com esse formato em Toledo", afirmou. Ele ressaltou que a iniciativa é um reconhecimento merecido ao trabalho dos agricultores: "Isso aqui é o que o agricultor merece, que a gente reconheça que a cidade inteira, o município tem o olhar voltado para aquilo que traz a riqueza de Toledo, que é a produção agrícola."

Bombardelli enfatizou que o almoço é um "coroamento e uma gratificação aos produtores rurais que produzem R$ 4,7 bilhões na economia de Toledo". Segundo o secretário, a celebração do Dia do Agricultor com nove comunidades do interior, cada uma com suas especialidades e pratos típicos, é inédita. "Já teve outros momentos que as comunidades se juntaram com outros objetivos. E também essa semana do agricultor, ela é inédita no Brasil, pelo que se sabe de maneira oficial. Então é o primeiro município a falar: 'agricultor, nós estamos aqui para te agradecer e te louvar por o que você produz e que faz de Toledo ser um município, uma cidade diferente, uma cidade próspera'."

Valorização e Desenvolvimento do Agronegócio

O secretário também apontou que a riqueza gerada pelo agronegócio impulsiona o desenvolvimento de Toledo, tornando-a a sexta melhor cidade do Brasil para se viver, com polos de universidades e médico. "Aonde está a base de tudo isso? No agro", frisou.

Um dos objetivos do evento é que ele seja incluído no calendário do Turismo do Paraná, devido à diversidade gastronômica oferecida. "Aquilo que a gente saboreia durante o ano em cada comunidade, teremos a oportunidade de comer todas essas especiarias num único dia", acrescentou Bombardelli, referindo-se aos nove pratos disponíveis para quem adquiriu o ingresso de R$ 65,00.

Representantes de associações e sindicatos do setor também homenagearam os produtores mais antigos, reconhecendo sua contribuição histórica para Toledo.

Ações da Secretaria de Agricultura

Ao ser questionado sobre os benefícios da recém-criada Secretaria da Agricultura em Toledo, Bombardelli explicou que a pasta está focada em "alguns passivos ambientais, que são as dores dos produtores", como a questão dos dejetos suínos e o descarte de carcaças. Ele mencionou o workshop do biometano, que visa criar políticas públicas para esses temas.

"A Secretaria da Agricultura, ela se faz valer porque a agricultura não é uma atividade de emergência. Se ficar um, dois, três anos como ficou, sem uma Secretaria, não faz, em teoria, na primeira visão, falta. Mas quando você vê ao longo do tempo, na medida que as atividades começarem a perder valor, a deixar de existir, aí é muito tarde para reagir. Então nós temos que trabalhar preventivamente, proativamente, para a sustentabilidade das atividades", concluiu o secretário, reafirmando o compromisso de apoiar o setor e garantir sua sustentabilidade.

Da Redação

Postagem Anterior Próxima Postagem