Desde o início de abril, moradores de diversos bairros de Toledo têm relatado dificuldades com a coleta de lixo orgânico. Em várias regiões, o lixo está se acumulando em frente às residências, gerando preocupação entre os moradores, que não sabem mais onde descartar seus resíduos.

A explicação para o problema está na transição do serviço, que agora está sob responsabilidade da empresa Vale Norte Construtora Ltda. O novo contrato, com validade de cinco anos, entrou em vigor no dia 1º de abril e prevê um investimento de mais de R$ 35 milhões para a coleta de aproximadamente 3.113 toneladas de resíduos por mês.

Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Luciana Fogaça, os primeiros dias de operação são de adaptação. A nova empresa assumiu com mudanças importantes, como o aumento da frota de caminhões de cinco para nove veículos e a ampliação da coleta nos distritos, que passa a ser feita duas vezes por semana. No entanto, há dificuldades operacionais no início da execução do contrato, especialmente pela falta de pessoal.

A Vale Norte ainda precisa contratar cerca de 30 trabalhadores para completar o quadro de colaboradores. Ao todo, serão 75 profissionais, o dobro da antiga prestadora de serviço. “Estamos trabalhando para resolver as falhas iniciais. A população pode registrar reclamações pela Ouvidoria, e estamos dando suporte à empresa nessa fase inicial”, explicou a secretária.

O gerente da unidade da Vale Norte em Toledo, José Ferrari, afirma que a empresa está comprometida com a qualidade do serviço e trouxe equipamentos com capacidade superior à exigida em contrato. “Estamos promovendo uma reorganização nas rotas e, com o tempo, a coleta vai melhorar significativamente. Pedimos paciência da população neste início”, declarou.

A orientação é que, caso o lixo não seja recolhido, o morador aguarde o próximo horário da coleta ou registre a ocorrência por meio da Ouvidoria Municipal. Quem tiver interesse em trabalhar na coleta pode buscar encaminhamento na Agência do Trabalhador ou entrar em contato pelo WhatsApp (45) 3196-3940.

Da Redação

Postagem Anterior Próxima Postagem