Foi publicado o resultado final do edital do programa “Atleta na Universidade” para a edição de 2025, conforme a publicação no órgão oficial em 06 de fevereiro https://www.toledo.pr.gov.br/sites/default/files/orgaooficial-2025-02/orgaooficial_4236_06022025_assinado.pdf. O programa oferece 60 bolsas no valor de R$500,00 por um período de 12 meses. Até o momento, 50 bolsistas foram deferidos, e a Secretaria de Esportes e Lazer anunciou que um novo edital será lançado para contemplar as 10 bolsas restantes.
As modalidades que tiveram atletas contemplados incluem: badminton (7), basquetebol (5), ginástica rítmica (4), voleibol (3), vôlei de praia (3), futsal (6), futebol (4), capoeira (6), handebol (2), karatê (4), atletismo (1), corrida de rua (2), judô (2), natação (2), além de basquete relógio e vôlei câmbio (1).
A Vereadora Marli do Esporte destaca: "É com grande orgulho que, como autora deste programa, implantado em 2013/2014, observo os frutos que tem contribuído anualmente para a formação de muitos atletas estudantes em universidades do nosso estado".
Um destaque especial vai para Viviane Elisabete Philipovsky, a primeira atleta com mais de 60 anos a ser beneficiada pelo Programa “Atleta na Universidade”. Em 2024, Viviane participou dos JIDOS - Jogos da Integração dos Idosos, nas modalidades basquete relógio e vôlei câmbio. Motivada e determinada, ela está prestes a ingressar na universidade para cursar Psicologia, um sonho que a acompanha desde a adolescência. “Sempre quis fazer faculdade, mas na adolescência meus pais não permitiram. O esporte é fundamental, especialmente para quem enfrenta desafios, pois ajuda a melhorar a saúde e a fazer novos amigos, independentemente da idade”, compartilha Viviane.
O programa continua a ser uma importante ferramenta de inclusão e incentivo ao esporte e à educação, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos atletas.
Assessoria
