Um levantamento da Quaest, divulgado nesta quarta-feira (26), aponta que o atual governo Lula (PT) é reprovado por 50% ou mais dos eleitores em oito estados. A desaprovação supera os 60% em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, conforme a pesquisa. As informações são do g1.

Na Bahia e em Pernambuco, estados onde Lula venceu as eleições em 2022, a aprovação caiu mais de 15 pontos em relação ao último levantamento, de dezembro de 2024. Pela primeira vez, a desaprovação do presidente, numericamente, superou a aprovação nessas duas unidades da federação.

Veja a aprovação do governo Lula nos estados

São Paulo: 69% desaprovam; 29% aprovam
Rio de Janeiro: 64% desaprovam; 35% aprovam
Minas Gerais: 63% desaprovam; 35% aprovam
Bahia: 51% desaprovam; 47% aprovam
Pernambuco: 50% desaprovam; 49% aprovam
Paraná: 68% desaprovam; 30% aprovam
Rio Grande do Sul: 66% desaprovam; 33% aprovam
Goiás: 70% desaprovam; 28% aprovam

Reprovação histórica

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, o que explica a reprovação histórica é a percepção dos eleitores sobre a condução da economia no país e as promessas de campanha do presidente.

— Primeiro, Lula não consegue cumprir suas promessas. Esse percentual sempre foi alto, mas chegou ao seu maior patamar em janeiro de 2025: 65%. Ou seja, mais do que gerar esperança, o atual governo produz frustração na população — afirma Nunes.

A pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, foi feita entre os dias 19 e 23 de fevereiro com 6.630 brasileiros a partir de 16 anos nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro é de três pontos em sete estados, com a exceção de São Paulo, em que é de dois pontos para mais ou menos.

NSC Total

Postagem Anterior Próxima Postagem