O trânsito de um gigante de 39 metros de comprimento e 3 metros de largura, sustentado por 124 pneus, está parado em Bom Sucesso do Sul, Paraná. Trata-se de um caminhão que transporta um transformador elétrico de 122 toneladas, oriundo da Usina de Itaipu, com destino a Blumenau, Santa Catarina, para conserto. O veículo, que desenvolve velocidade máxima de 24 km/h, foi retido na sexta-feira (24) na PR-493 pelo Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) por não possuir a Autorização Especial de Transporte (AET) para o trecho que estava percorrendo.

A AET é um documento indispensável para o transporte de cargas com estas características, uma vez que são feitos estudos prévios do trajeto e da viabilidade do transporte em segurança, considerando a passagem por passarelas, pontes e outros obstáculos.

O motorista do caminhão foi autuado e o veículo ficou retido à espera da liberação pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). A rota inicial já havia sido alterada em Francisco Beltrão, na sexta-feira (14), devido à impossibilidade de passagem pelas passarelas em Marmeleiro. O caminhão, então, seguiu pela PR-566 e, ao entrar na PR-493, foi abordado e impedido de seguir viagem até a regularização.

Agora, o caminhão aguarda a autorização do DER para prosseguir viagem. A liberação ocorrerá somente após todos os requisitos serem preenchidos, garantindo a segurança do trânsito e a integridade da carga transportada.

Jornal de Beltrão
Postagem Anterior Próxima Postagem