O Ministério Público do Paraná, através do Gaeco, deflagrou na manhã desta terça-feira (20), a Operação Pôr do Sol, em Cascavel e Região. As investigações do órgão desvendaram organização criminosa envolvida no transporte interestadual de enormes quantidades de drogas, receptação de painéis solares roubados e lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em Toledo, Medianeira e Cascavel, no Paraná, e também no Mato Grosso. Surpreendentemente, dois dos alvos são policiais militares, suspeitos de corrupção para proteger os interesses da organização criminosa.

As investigações começaram em 2022, quando o Gaeco de Cascavel recebeu informações de que o grupo havia recebido uma carga de painéis solares roubados em Minas Gerais. A organização criminosa utilizava contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas para realizar transferências fracionadas e camuflar a origem ilícita dos valores, movimentando mais de R$ 140 milhões desde janeiro de 2020.

Durante as investigações, foram apreendidas mais de oito toneladas de maconha, que o grupo transportava para outros estados, sendo o Rio de Janeiro um dos principais destinos. Dois integrantes do grupo foram presos em flagrante no final de 2022 e início de 2023.

A operação de hoje visava a obtenção de documentos, sequestros de bens imóveis, apreensão de veículos e bloqueio de ativos financeiros. As ordens judiciais foram cumpridas com o apoio de policiais de outros núcleos do Gaeco do Paraná e do Mato Grosso, e também de equipes do Bope, Rone, BPFron, 6º Batalhão de Polícia Militar de Cascavel e da Corregedoria da Polícia Militar.

CGN

Postagem Anterior Próxima Postagem