![]() |
Foto: Nunhems Basf/Divulgação |
Mais de 600 mil quilos da fruta foram vendidos no Brasil nos últimos oito meses. Expectativa para 2021 é que os negócios possam até mesmo triplicar
Originalmente trazida da África, a melancia é um fruto conhecido por ser arredondado, de polpa vermelha, doce e com alto teor de água. Mas seu aspecto, eternizado no imaginário brasileiro por personagens como a Magali, da Turma da Mônica, talvez fosse diferente se Maurício de Souza inventasse a história em quadrinhos hoje.
O motivo é a expansão da melancia amarela, que tem ganhado cada vez mais espaço nos supermercados e no gosto dos consumidores. Além da cor diferente, a fruta é mais doce e tem menos caroços do que a original.
Diferenciais da amarelinha
A estética inusitada não é a única responsável pelo sucesso da fruta. Ela também é mais doce do que a melancia comum e tem menos caroços – e eles são comestíveis. “Enquanto o brix da melancia vermelha é de 7 ou 8, esse grau de doçura na amarelinha passa de 10. Já cheguei a ver uma de 14”, diz Martinez.
A nutricionista e engenheira de alimentos Georgia Castro explica que a coloração da fruta está associada a sua composição. “O que faz com que sua polpa seja mais vermelha ou mais amarela é a quantidade de licopeno e betacaroteno. Quanto mais dessas substâncias, mais avermelhada é a fruta”, afirma.
Globo Rural