As condições climáticas na região Oeste do Paraná têm sido favoráveis para a produção agrícola, com destaque para o desenvolvimento do milho safrinha, que se encontra na fase reprodutiva. As chuvas ocorridas nas últimas semanas têm proporcionado umidade adequada para as lavouras, que tiveram um início de desenvolvimento com déficit hídrico.
A colheita de soja foi finalizada na região com produtividade dentro do esperado, porém, com grande variação entre os municípios em função do clima. A colheita do milho de primeira safra está praticamente encerrada, restando apenas algumas pequenas áreas nas localidades mais ao sul da região.
As lavouras em geral apresentam alto potencial produtivo, e as condições climáticas atuais são ótimas para o desenvolvimento das lavouras de milho safrinha. Ainda é possível observar algumas colheitas de feijão de segunda safra na região, com boas produtividades, mas as lavouras mais tardias preocupam devido às baixas temperaturas registradas na última semana.
O plantio do trigo se intensificou com a liberação do zoneamento em mais municípios da região, e parte das áreas ocupadas pelo milho de segunda safra em 2022 migraram para a aveia de cobertura. O plantio dessa cultura, tanto para pastagens como para cobertura de solo, está avançando bem.
Os agricultores da região Oeste do Paraná têm boas expectativas para a safra deste ano, com condições de tempo e cultivo favoráveis para a produção de milho, feijão e trigo, além da cobertura de solo com aveia. O setor agrícola é fundamental para a economia do estado e do país, e os produtores rurais da região seguem trabalhando para garantir uma produção de qualidade e uma colheita farta.
Via: Destaque Toledo, com informações da SEAB/DERAL