A Polícia Civil do Paraná, por meio do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (NUCIBER), emitiu uma mensagem de alerta e orientação à população sobre as recentes ameaças de massacres em escolas. A instituição ressalta a importância de tomar cuidado com o efeito contágio ao compartilhar notícias de possíveis atentados, uma vez que isso pode encorajar outros infratores a concretizarem os ataques.
A Polícia Civil do Paraná destaca que a maioria dos casos de ameaças de massacres em escolas são fake news criadas pelos próprios alunos ou ex-alunos, com o objetivo de gerar insegurança, pânico, obter visibilidade ou até mesmo interromper as aulas. Nesse sentido, os pais são orientados a monitorar o que seus filhos acessam e compartilham na internet, bem como conversar com eles sobre o perigo de compartilhar informações sem ter certeza de sua veracidade, uma vez que podem ser responsabilizados por ato infracional caso anunciem de forma falsa que ocorrerá algum massacre.
A Polícia Civil do Paraná também ressalta que todas as denúncias relacionadas ao estado estão sendo investigadas e que adultos e adolescentes envolvidos em ameaças ou planejamento de ataques serão presos e responderão criminalmente por seus atos. Para denunciar ameaças de ataques ou massacres, a instituição disponibiliza o contato do NUCIBER para escolas, colégios, hospitais e faculdades localizados em Curitiba, e orienta a entrar em contato com a delegacia local para instituições de ensino na Região Metropolitana de Curitiba ou no interior do Paraná. Além disso, é recomendado que sejam tirados prints das mensagens de ameaça, de forma a identificar o número de telefone ou perfil da rede social do ameaçador, bem como outros dados que possam ajudar na identificação do agressor.
A Polícia Civil do Paraná também enfatiza a importância de não compartilhar fake news e incentiva a população a seguir o perfil oficial da instituição no Instagram (https://instagram.com/pcproficial?igshid=YmMyMTA2M2Y=) para obter maiores informações sobre a repressão às ameaças de ataques e outros crimes.
Por fim, a Polícia Civil do Paraná ressalta que a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos, reforçando a importância de denunciar qualquer ameaça ou suspeita de crime, visando a proteção de toda a comunidade escolar e da sociedade em geral.
Via: Destaque Toledo, com informações da PCPR