Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou a equipe RPA do Setor Sul da Polícia Militar no final da tarde deste domingo (8), no Jardim Bressan. A situação exigiu o uso de força progressiva e uma arma de incapacitação neuromuscular (TASER) para conter um homem que, além de ameaçar a companheira, resistiu à prisão e partiu para o confronto físico contra os policiais.
A equipe foi acionada por volta das 17h25. No local, a vítima relatou que o convivente, em visível estado de embriaguez, estava extremamente agressivo e a impedia de entrar na própria residência. Temendo por sua integridade física, a mulher buscou auxílio com vizinhos antes da chegada da PM.
Resistência e Uso da Força
Ao receber ordens de abordagem, o homem desobedeceu aos comandos e avançou contra os policiais com socos. Diante da agressividade, os militares utilizaram o dispositivo de choque (TASER) e, após luta corporal, conseguiram imobilizar e algemar o suspeito. A ação seguiu os protocolos de segurança previstos na Súmula Vinculante nº 11 do STF.
Relato da Vítima e Medida Protetiva
Aos policiais, a mulher detalhou um histórico de consumo excessivo de álcool por parte do autor, que resultava em ofensas verbais, ameaças e exigências de conjunção carnal. Devido à mudança brusca de comportamento do agressor, a vítima manifestou o desejo de representação criminal e solicitou Medida Protetiva de Urgência sob o amparo da Lei Maria da Penha.
O homem recebeu atendimento médico de uma equipe do SAMU e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sob escolta. Após a liberação médica, ele e a vítima foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para a formalização do flagrante e dos procedimentos legais.
Da Redação
