Uma operação conjunta entre a Polícia Civil, a Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Água e Terra (IAT) resultou no resgate de diversos animais e na descoberta de um possível esquema de comércio ilegal de aves no Jardim Coopagro, em Toledo, nesta quinta-feira (15). A ação teve início quando agentes da Polícia Civil foram até uma residência para cumprir uma intimação relacionada a um crime de ameaça e se depararam com um cenário de maus-tratos.
De acordo com Cinthia Moura, coordenadora de Defesa e Proteção Animal de Toledo, a equipe policial encontrou uma cadela da raça Rottweiler em condições precárias. Vizinhos relataram que o animal sofria agressões constantes. Além da cadela, foram localizadas aves silvestres mantidas de forma ilegal. O proprietário do imóvel não foi detido no momento da ação, pois teria fugido ou não se encontrava no local quando as equipes chegaram.
Tiago Luidy Pizzato Stertz, responsável pelo setor de Fauna Silvestre do município, detalhou que no local foram apreendidas diversas arapucas e gaiolas, ferramentas que indicam a captura e possível comercialização das aves. Após o resgate, a Secretaria do Meio Ambiente acionou o IAT, que ficou responsável pela destinação correta das aves silvestres.
A cadela Rottweiler foi encaminhada para uma clínica conveniada ao município, onde recebe atendimento médico e passará por reabilitação. Assim que estiver recuperada, ela será disponibilizada para adoção. A Polícia Civil agora segue com as investigações para localizar o responsável, que poderá responder por crimes ambientais, maus-tratos a animais e manutenção de fauna silvestre em cativeiro sem autorização.
Da Redação



