Em entrevista ao portal Destaque Toledo, o vice-prefeito Lucio de Marchi fez um balanço detalhado do primeiro ano da gestão Costenaro e Lucio. Para o vice-prefeito, 2025 foi o ano do diagnóstico e do planejamento estratégico, preparando o terreno para uma série de obras estruturantes que devem transformar Toledo na região Oeste do Paraná nos próximos anos.
Lucio ressaltou que a administração focou em organizar a casa para garantir um crescimento planejado. "As informações do passado nos fortalecem aqui no presente para obter um futuro melhor. Estamos trabalhando com uma ênfase muito grande na questão de planejamento e na elaboração de projetos junto ao Estado e à União", afirmou.
Parceria com empreendedores e lideranças políticas
Um dos pontos altos destacados por Lucio de Marchi foi a participação ativa da sociedade civil organizada. Segundo ele, os empreendedores locais foram fundamentais na formatação de projetos para a captação de recursos. Ele também agradeceu o apoio de lideranças políticas como Dilceu Sperafico em Brasília, Hussein Bakri e Alexandre Cury em Curitiba.
"Todo mundo está envolvido. Já temos mais de R$ 300 milhões sinalizados para viabilizar obras estruturantes necessárias para o desenvolvimento de Toledo", revelou o vice-prefeito.
Atenção ao Interior e Revitalização Urbana
Questionado sobre a atenção ao campo, Lucio reforçou o compromisso da gestão em valorizar o agronegócio, motor econômico do município. "A força do campo é o que movimenta a cidade. Já executamos e recuperamos vários trechos de asfalto no interior e temos muito mais por fazer. Queremos assegurar que o homem continue no campo produzindo com prazer e orgulho", pontuou.
Na área urbana, ele citou exemplos de revitalizações que já estão "aos olhos do povo", como a recuperação do Parque Ecológico Diva Paim Barth (incluindo a Praça do Japão e o parquinho infantil), a cascata do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann e melhorias em rotatórias estratégicas, como a da Cirne Lima com a Maripá e a Praça de Paris.
Perspectivas para 2026: Uma Gestão Compartilhada
Para o próximo ano, a expectativa é de que Toledo se transforme em um canteiro de obras. Lucio de Marchi prevê um 2026 promissor, com investimentos que podem chegar a meio bilhão de reais em ações estruturantes.
A marca da gestão, segundo ele, continuará sendo o diálogo direto com a comunidade. "Estamos indo lá na rua, no bairro, ouvir a sociedade. Quando consultamos o povo para viabilizar ações, podemos errar, mas erramos menos. Nossa gestão é focada em ouvir para não errar", concluiu o vice-prefeito, desejando um próspero ano novo a todos os toledanos na região Oeste do Paraná.
Da Redação
