Uma saga iniciada há 16 anos está perto de terminar. O maringaense Wanderley Cesar Saldanha, conhecido como Karnegão, finalmente vê o sonho de trazer para casa um ônibus raro do Canadá se tornar realidade.
O Greyhound Scenicruiser, modelo fabricado entre 1954 e 1956 pela General Motors, passou nesta semana pelas últimas vistorias no Porto de Veracruz, no México. Assim, o veículo está pronto para embarcar rumo ao Porto de Zárate, na Argentina.
A previsão inicial indica que a viagem de navio deve durar entre 25 e 45 dias. Além disso, o embarque deve ocorrer nesta quarta-feira (19). “Estamos até sem dormir de tanta ansiedade”, afirma Karnegão, que está em sua quinta viagem internacional para concretizar o projeto.
O trajeto tem roteiro digno de cinema. Karnegão e a esposa, Valéria Saldanha, conhecida como Lili Karabina, enfrentam há anos uma sequência de entraves burocráticos e mecânicos. O ônibus começou a ser negociado em 2009 com um morador de Spences Bridge, uma pequena comunidade no Canadá. Desde então, o casal tenta superar documentos, vistos, reparos e custos elevados.

Veículo raro
A raridade do veículo também amplia a complexidade da empreitada. Especialistas estimam que a indústria produziu apenas 1.001 unidades e que cerca de 30 ainda circulam no mundo. Portanto, a busca por peças e mão de obra qualificada exigiu paciência e persistência.
Karnegão encontrou o modelo pela internet e, após dois anos de negociação, viajou ao Canadá em 2012 para concluir a compra. O Scenicruiser custou US$ 11 mil, cerca de R$ 19,5 mil na época. No entanto, ao ver o ônibus, ele percebeu o estado precário do veículo, parado desde os anos 1980. Apesar disso, o projeto não foi abandonado.

Desde então, o casal viajou mais três vezes ao país norte-americano para dar continuidade à restauração. Eles também percorreram 2.600 quilômetros com o ônibus durante testes recentes. “Já andamos 2.600 quilômetros com o ônibus e não tivemos problemas mecânicos. O único problema foram os pneus, que precisaram ser trocados, mas agora estão novos”, explica.
Após o embarque no México, o casal deve retornar de avião para Maringá e aguardar a chegada do navio à Argentina. Assim que o Scenicruiser desembarcar, a última etapa da viagem começará por terra. Do Porto de Zárate até Maringá, são cerca de 1.850 quilômetros, percurso estimado em pouco mais de 20 horas.
Karnegão acredita que todo o esforço trará recompensa. “Se Deus quiser, todo esse esforço vai valer a pena. Quando o ônibus chegar a Maringá, ele será o único da América do Sul e meu sonho estará realizado”, diz.
Agora, o maringaense prepara os próximos passos. Ele pretende restaurar o veículo e rodar o país em exposições, compartilhando a história por trás de uma das maiores jornadas já vividas por um apaixonado por ônibus históricos.
GMC online
