O forte temporal que atingiu a região Oeste do Paraná desde a noite de sábado (11) e a instabilidade climática deste domingo (12) causaram prejuízos na rede de energia elétrica. De acordo com a Copel, 776 domicílios em Toledo estavam sem fornecimento de energia na manhã deste domingo (12), por volta das 9h.
Toledo é uma das cidades mais afetadas da região, embora o volume de ocorrências esteja concentrado em toda a faixa Oeste do Paraná, que soma 420 ocorrências de desligamento. Em comparação, Cascavel registrava 4 mil domicílios desligados, e Foz do Iguaçu, 596.
Em todo o Paraná, a companhia registra mais de 1,5 mil ocorrências para atendimento, com a maior concentração de danos nas faixas Oeste, Noroeste e Sudoeste do Estado.
Causas e Alerta de Novas Tempestades
Os desligamentos são resultado dos ventos fortes, do contato da vegetação com a rede e da alta incidência de raios sobre as linhas de distribuição de energia. A Copel informa que a instabilidade é causada por uma linha de instabilidade vinda do Mato Grosso do Sul e Paraguai, e pelo avanço gradual de uma frente fria.
A companhia de energia mantém suas equipes mobilizadas para atuar no restabelecimento do serviço. Na maioria dos casos, o fornecimento é normalizado por meio de equipamentos automatizados. Contudo, em pontos com danos permanentes à rede (como postes quebrados ou fios rompidos), é necessária a intervenção presencial de profissionais.
De acordo com o Simepar, o tempo segue instável, com possibilidade de chuvas intensas e tempestades severas ao longo deste domingo, com rajadas de vento em torno de 70 km/h, alta incidência de raios e condição para queda pontual de granizo em todas as regiões.
Canais de Atendimento e Segurança
A Copel orienta os consumidores de Toledo e região a informarem a falta de luz através do aplicativo da companhia, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.
Em situações de risco, como postes quebrados ou fios caídos, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil, jamais se aproximar dos locais danificados e relatar a situação à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.
Da Redação
