A Prefeitura de Toledo emitiu uma Nota Oficial nesta segunda-feira (6), informando sobre o atendimento de um paciente com sintomas compatíveis com intoxicação por Metanol após a ingestão de bebida alcoólica destilada na cidade.
O paciente, um homem de 27 anos, deu entrada no Pronto Atendimento Municipal Dr. Jorge Milton Nunes (PAM) por volta da 0h desta segunda-feira. Ele apresentava um quadro de vômitos, dor abdominal forte, cefaleia e alteração visual, o que o enquadrou como caso suspeito de intoxicação.
Segundo o relato do paciente, no domingo (5), ele consumiu bebida destilada e cerveja em um estabelecimento de Toledo. Ele ainda informou ter comprado uma garrafa de bebida no mesmo local e consumido em casa.
Foi realizado o manejo conforme o protocolo de suspeita por notificação de substância alcoólica. No início da manhã desta segunda-feira, o paciente foi transferido para leito hospitalar e apresentou melhora no quadro clínico.
Alerta da Secretaria da Saúde
A Secretaria da Saúde de Toledo reforçou a orientação para que a população busque imediatamente o serviço de pronto atendimento em caso de sintomas suspeitos:
- Indivíduos que ingeriram bebida destilada e apresentarem PERSISTÊNCIA ou PIORA dos sintomas entre 6 e 72 horas após a ingestão.
- Os sintomas incluem náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia (geralmente de forte intensidade), confusão, vertigem, amaurose (cegueira) e borramento visual.
Da Redação