Relíquias de São Carlo Acutis, o primeiro santo da geração millennial, estão em peregrinação por diversas cidades do Paraná e têm chegada prevista a Toledo neste domingo (19). Os objetos sagrados – um terço de uso pessoal e um crucifixo – prometem fortalecer a fé e disseminar a história do "padroeiro da internet".
As peças pertencem ao padre Tiago Henrique da Silva Medeiros, de São Paulo, que as recebeu como doação da mãe de Carlo Acutis, Antonia Salzano, em 2013. A vinda das relíquias ao Paraná aconteceu a pedido do casal Tamires e Alisson Ceresa, amigos do sacerdote, inicialmente para um encontro religioso em Toledo.
Segundo o padre Tiago, as relíquias estão sendo levadas conforme os pedidos de paróquias e dioceses e devem permanecer no Paraná até dezembro, buscando alcançar o maior número de pessoas.
Jovem Santo da Tecnologia
Carlo Acutis nasceu em 1991, em Londres, e foi criado em Milão, na Itália. Desde criança, demonstrou profunda devoção à Virgem Maria e à Igreja Católica.
Com um conhecimento acima da média em ciência da computação, Carlo conquistou fama e devotos por usar seu talento para evangelizar online, o que lhe rendeu o título de "padroeiro da internet".
Carlo Acutis faleceu em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia, e foi oficialmente canonizado em 7 de setembro de 2025.
Toledo e Região na Rota da Peregrinação
O responsável por trazer os objetos às cidades paranaenses, Alisson Ceresa, informou que a peregrinação já passou por diversas cidades na região Oeste do Paraná, como Cascavel, Mercedes e Terra Roxa.
Além de Toledo neste domingo, a programação inclui futuras passagens por outros municípios da região, como Umuarama, Foz do Iguaçu, Guaíra e Marechal Cândido Rondon, levando a inspiração de Carlo Acutis a milhares de fiéis.
Da Redação
