A questão do transporte escolar tem sido uma preocupação do prefeito Mario Costenaro desde o início de sua gestão. Nesta quarta-feira (8), na Fundepar, em Curitiba, o prefeito entregou um Ofício à Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional) solicitando a revisão e incremento no repasse de recursos do Programa Estadual do Transporte Escolar ao Município de Toledo. Costenaro foi recebido pela chefe do Departamento de Transporte Escolar da Fundepar, Claudia Akel, e pelo chefe de Gabinete, Almir Azevedo.

De acordo com o documento, atualmente o serviço de transporte escolar do município atende diariamente 2.634 estudantes em 70 rotas, totalizando 8.000 km percorridos. Desse total, 1.328 (54%) pertencem à rede estadual de ensino. Entretanto, de acordo com a diretora Claudia Akel, o número cadastrado junto à Fundepar é de 717 apenas.

O custo total anual do transporte com os alunos estaduais é de R$ 5.666.217,80, sendo que o repassado pelo Estado fica em R$ 1.871.271,79, cobrindo apenas 33% do total previsto.

A diretora da Fundepar reconhece que o transporte escolar é uma política difícil, entretanto, ela assumiu o compromisso de buscar disponibilidade orçamentária para 2026.

Projeto piloto – Ainda na reunião em Curitiba, o prefeito conheceu mais detalhes sobre o projeto piloto que será implantado pelo Governo do Estado no rastreamento do transporte escolar, no qual Toledo será um dos primeiros municípios a adotar o novo sistema. “Isso vai permitir uma economia maior e um controle mais eficiente”, explicou Claudia Akel.

Este projeto consiste na implantação de uma plataforma de rastreamento e monitoramento, onde o Governo do Estado vai cobrir o custo de instalação e atualização do sistema.

Ficou agendada uma reunião na próxima segunda para alinhar como irá funcionar a plataforma. Tão logo esta etapa seja concluída será assinado o Termo de Compromisso com a contrapartida do município. “Este é um projeto piloto de rastreamento para otimizar o custo. A ideia é incluir Toledo neste projeto.

“Temos o maior interesse em participar deste projeto, até porque estamos elaborando um novo edital para o transporte escolar a fim de torná-lo mais adequado às necessidades da comunidade”, finalizou o prefeito Mario Costenaro.

O prefeito viajou acompanhado do assessor de Governo, Neuroci Frizzo, e do secretário de Comunicação, Márcio Pimentel.

SECOM

Postagem Anterior Próxima Postagem