O programa social Florir Toledo foi o destaque na Câmara de Vereadores na tarde desta quarta-feira (29), ao receber uma Moção de Aplausos. A homenagem foi proposta e entregue pelo vereador Professor Oséias Soares.
A solenidade contou com a presença de adolescentes participantes do programa, servidores e o coordenador do Florir Toledo, Paulo Esdras.
Reconhecimento Abre Portas
O vereador Professor Oséias Soares, proponente da moção, destacou a importância da homenagem, ressaltando que ela eleva o prestígio do programa junto à sociedade e ao mercado de trabalho.
"A importância do prêmio, ela é significativa porque ela vem da responsabilidade, porque aí o programa precisa manter o know-how, levanta a régua, mas vem abrir portas", afirmou o vereador. Ele salientou que premiações como essa fazem com que as empresas passem a ver o Florir Toledo de forma diferente.
Oséias Soares enfatizou o benefício direto para os jovens: "Jovens que estão aqui, quando terminarem esse ciclo, terão que procurar trabalho, emprego, o primeiro emprego, e muitas das vezes, quando citam passeio pelo Florir, as empresas reconhecem a importância. (...) Saberem que eles estão participando de um programa que é valorizado e reconhecido internacionalmente".
Missão de Resgate à Vida
O Florir Toledo é um programa consolidado no município, focado no fortalecimento da convivência familiar e comunitária para jovens de 13 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.
Milhares de adolescentes já passaram pelas diversas oficinas oferecidas, sendo a mais conhecida a de viveirismo, que ensina a prática de cuidado com viveiro de plantas, plantio de sementes e jardinagem. Essa atividade principal visa preparar o adolescente para inserção no mercado de trabalho.
O coordenador do projeto, Paulo Esdras, é um egresso do Florir Toledo (foi aluno entre 2013 e 2018) e destacou a emoção de voltar ao projeto, reforçando que o reconhecimento da Câmara pertence a toda a cidade: "O Florir Toledo não é a política de uma pessoa, por mais que foi construída por várias, mas ela é da cidade de Toledo, e prêmios como esse é para toda a cidade".
Além do viveirismo, o projeto oferece atividades como capoeira, educação física e natação. Os participantes recebem uma bolsa de incentivo de R$ 200, além de orientações sobre educação financeira.
Da Redação

