Uma ação conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal (GM) de Toledo resultou no abate de dois cães da raça pitbull que estavam soltos e demonstravam comportamento extremamente agressivo no bairro. O incidente ocorreu por volta das 10h35 desta sexta-feira (24), nas proximidades da Rua Antonio Bressam, cruzamento com a Rua Mona Lisa.
As equipes foram acionadas para dar apoio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em uma ocorrência de alto risco.
Risco Iminente e Tentativa de Contenção
Segundo o relato dos agentes ambientais, momentos antes da chegada da GM e da PM, os animais haviam atacado e matado outro cachorro. Além disso, eles representavam um risco iminente à integridade física de outros animais e da população.
Uma testemunha que comunicou o fato à Guarda Municipal relatou que os cães também tentaram avançar contra crianças em via pública, que precisaram se abrigar sobre veículos para escapar.
Os cães estavam em um terreno com contenções precárias, que dificultavam o trabalho dos profissionais da proteção animal.
Uso de Força Letal em Estado de Necessidade
Durante a tentativa de contenção, a fêmea conseguiu escapar e, em instinto de caça, avançou em direção a um cão de pequeno porte na rua e contra os agentes presentes.
Diante da ameaça de ataque, um guarda municipal efetuou disparos com arma de fogo para neutralizar o animal. Em seguida, o macho também tentou fugir e se agitou, sendo necessário o uso de força letal por parte de um policial militar, que realizou dois disparos.
Ambos os cães vieram a óbito e foram recolhidos pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. A Polícia Militar do Paraná informou que a ação seguiu os protocolos para ocorrências envolvendo animais soltos, sendo justificada pelo estado de necessidade e pela iminência de ataque a pessoas e outros animais.
A proprietária dos cães compareceu ao local, foi informada sobre os fatos, orientada e liberada após a assinatura de um termo circunstanciado no 19º Batalhão da Polícia Militar.
Da Redação
