A Polícia Nacional do Paraguai impediu, na noite desta sexta-feira (26), um assalto a três carros-fortes da empresa Prosegur na Rodovia PY07 (Supercarretera), próximo ao lago de Itaipu, na localidade de Maraca Muã. O ataque aconteceu no início da noite e envolveu entre 10 e 15 homens fortemente armados, que usavam automóveis blindados para interceptar o comboio.
Seguranças da transportadora e policiais paraguaios, que acompanhavam a escolta, reagiram imediatamente, desencadeando uma intensa troca de tiros. Diante da reação, os criminosos fugiram por estradas vicinais e incendiaram ao menos dois veículos durante a fuga, sendo que um deles continha explosivos, utilizados para atrasar a perseguição.
Segundo Feliciano Martínez, diretor da Polícia Nacional no departamento de Alto Paraná, a corporação já tinha informações de inteligência sobre uma possível tentativa de assalto. “A rápida reação dos policiais e dos guardas da empresa impediram que o golpe acontecesse. Estamos em busca dos assaltantes”, declarou em entrevista ao canal Telefuturo. Ele acrescentou que as buscas foram intensificadas em toda a região, com reforço de efetivos, e que números de telefone e outras evidências já estão sendo analisados para rastrear os envolvidos.
Após a ação frustrada, os carros-fortes retornaram em segurança à base da Prosegur em Ciudad del Este. A empresa já havia sido alvo de um assalto milionário em 2017, quando criminosos sitiaram a filial em Ciudad del Este, episódio que mais tarde inspirou a série brasileira DNA do Crime, disponível na Netflix.
Correio do Lago com informações de H2Foz