O cenário político de Toledo passa por uma mudança na Câmara de Vereadores após o falecimento do decano parlamentar Luís Fritzen, de 77 anos, na última sexta-feira (12). Em seu lugar, assumirá a vaga o suplente do Progressistas (PP), Pedro Varella, que obteve 822 votos no pleito passado.

A trajetória de um vereador icônico

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Toledo decretaram luto oficial em homenagem a Fritzen, que estava em seu 9º mandato na Casa de Leis. Considerado um dos vereadores mais icônicos da história do município, sua morte foi lamentada por diversas autoridades.

O prefeito Mario Costenaro destacou que "Toledo como um todo perde muito com o falecimento de Luís Fritzen", descrevendo-o como um exemplo de dedicação à causa pública. O vice-prefeito Lucio De Marchi lamentou a perda de "um grande amigo", e o presidente da Câmara, Gabriel Baierle, ressaltou a trajetória do político que, mesmo partindo, "deixa uma história que permanecerá na memória da cidade". O velório de Luís Fritzen foi realizado na Câmara Municipal.

Pedro Varela assume a cadeira no Legislativo

O ofício sobre a posse de Pedro Varella foi enviado pelo presidente do Progressistas, Leandro Nesello. Pedro Varella, que nasceu em Laranjeiras do Sul em 1965, já possui experiência no Legislativo toledano, tendo assumido o cargo interinamente durante a XV Legislatura e, posteriormente, exercido dois mandatos completos como vereador.

A assunção de Varella na vaga é o resultado de uma sequência de acontecimentos políticos. Luís Fritzen estava ocupando a cadeira no lugar de Jozimar Posso, que se licenciou para assumir a Secretaria de Esportes e Lazer do município.

Da Redação

Postagem Anterior Próxima Postagem