O prefeito Mario César Costenaro destacou, em um balanço dos primeiros oito meses de gestão, que o foco da administração municipal de Toledo está centrado nas pessoas. Durante discurso, ele afirmou que o governo tem buscado integração entre todas as secretarias para desenvolver projetos que unam infraestrutura e políticas sociais.
Na área da educação, o prefeito ressaltou a ampliação das matrículas em tempo integral, que passaram de 8.910 no ano passado para 19.223 em 2025, além da construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e reformas em unidades já existentes. Ele também citou a inauguração do CMEI Jardim da Mata, marcada para 8 de outubro.
Na saúde, Costenaro informou que o mutirão de oftalmologia reduziu a fila de 5.274 para 3.599 pessoas, apesar da entrada mensal de novos pacientes. Já na ortopedia, a fila caiu de 2.660 para 1.790 atendimentos. O prefeito confirmou ainda a construção de quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e destacou o projeto do novo ambulatório de especialidades, que também contará com maternidade de baixo risco.
Outro ponto mencionado foi o Bolsa Cuidador Familiar, programa do Governo do Estado que contará com a adesão de Toledo com 10 bolsas já na fase inicial. Também estão em andamento projetos de habitação, com mais de 300 casas em construção em diferentes localidades do município.
No setor esportivo, Costenaro enfatizou a criação de fundos e conselhos que permitem o acesso a novos investimentos, além da revitalização de quadras esportivas e o fortalecimento de atividades voltadas a idosos e jovens.
O prefeito lembrou ainda de programas sociais como o “Prefeitura na Rua” e o “Florir”, finalistas em premiação estadual, além da Casa da Mulher Paranaense, já confirmada para Toledo, que terá estrutura de acolhimento e atendimento especializado.
“Estamos falando menos e trabalhando mais. Nosso governo é um governo focado nas pessoas. Os resultados já estão aparecendo, mas ainda há muito a ser feito”, declarou Costenaro.
Da Redação