Na última sexta-feira (12), crianças do 4º Ano integral da Escola Municipal Alberto Santos Dumont participaram de uma visita técnica de estudos ao Aterro Sanitário Municipal, dentro do programa “Conhecendo Toledo”. A atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar, na prática, conteúdos trabalhados em sala de aula.

Além do aterro, os estudantes também estiveram na Associação de Catadores de Recicláveis de Toledo (Acatol), onde puderam aprender sobre a separação e reciclagem do lixo.

No aterro, as crianças visitaram toda a parte baixa e receberam um tour conduzido pelo balanceiro Lauriano Urbick. Ele explicou o funcionamento da unidade e destacou a importância da separação correta do lixo. “Eles ficam muito empolgados e realmente prestam atenção, e isso é o importante, porque eles são a geração do futuro, eles que vão cuidar do meio ambiente”, ressaltou.

Na Acatol, os alunos acompanharam a separação do lixo reciclável e entenderam como acontece a destinação e a transformação do material em novos produtos. “A maioria da população sabe o que é lixo reciclável, eles só não separam porque não querem, e é aí que entra a importância das crianças. Elas vão voltar para casa e explicar para os pais como funciona, eles podem trazer um pouco de conscientização para os adultos”, disse Serli Correia, presidente da associação. Atualmente, 69 famílias estão cadastradas na Acatol e têm na reciclagem sua principal fonte de renda.

A professora da turma, Maria Helena Scariotti, destacou o valor da atividade como parte do processo de aprendizagem. “Eu acho muito importante porque a gente falando na sala de aula é uma coisa, agora vivenciar isso, eu tenho certeza que vai ficar na memória deles. Antes de vir eu expliquei pra eles como funcionava, o que nós íamos ver, assim a visita é mais aproveitada”.

Conhecendo Toledo – Além da visita ao aterro e à Acatol, fazem parte do roteiro do programa: o Museu Histórico Willy Barth, a Prefeitura Municipal de Toledo – Paço Municipal Alcides Donin, a Câmara Municipal de Toledo, o Centro Cívico Presidente Tancredo Neves e o Fórum da Comarca de Toledo – Doutor Vilson Balão. As turmas de segundo e terceiro ano também participam do projeto, com outros pontos de visitação.

A coordenadora de geografia da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e organizadora do programa, Jaqueline Mioranza, explicou a proposta pedagógica da iniciativa. “O programa possibilita que eles conheçam melhor a história, a geografia, a cultura e o desenvolvimento do município onde vivem. Além disso, desperta o sentimento de pertencimento e valorização do patrimônio histórico e cultural”.

Conscientização – A coordenadora das Unidades de Valorização de Recicláveis em Toledo, Graziela Gobato, também acompanhou a visita e reforçou a importância da participação da população. “Eu deixaria um pedido à população de Toledo que se preocupem, façam o seu papel como cidadão, destinem um pouquinho do seu tempo para fazer a separação dentro da sua casa. Eu gostaria que muitas pessoas viessem conhecer o aterro, para que elas entendam qual é a importância do trabalho que esse pessoal aqui da associação desempenha para o município de Toledo”.

Postagem Anterior Próxima Postagem