O guarda municipal Edson de Sousa Gomes, conhecido como GM de Sousa, foi o homenageado de agosto de 2025 na cerimônia de Destaque do Mês da Guarda Municipal de Toledo. A solenidade, que ocorreu nesta sexta-feira (29) na Central de Operações da GM, reconheceu a atuação do agente em diversas ocorrências, incluindo uma tentativa de suicídio.

A negociação, que ocorreu na passarela da BR-163, em frente ao Centro de Eventos Ismael Sperafico, na sexta-feira passada (22), foi o ponto alto do trabalho que lhe rendeu a homenagem.

Em entrevista, o GM de Sousa relatou que ele foi um dos primeiros a chegar ao local. "Pedi a Deus paciência e discernimento. Subi até ela e comecei a conversar e criei vínculo com ela até a chegada do bombeiro. Com a ajuda dos meus companheiros da Guarda Municipal, a gente conseguiu tirá-la daquela situação", contou.

Para o GM, a conversa e o ato de ouvir a pessoa são fundamentais nesses casos. "No caso em específico, eu consegui criar um vínculo porque ela falou que ninguém a escutava em sua casa e no seu trabalho. Eu me dispus a ouvi-la", disse. A mulher foi levada para uma UPA e, posteriormente, encaminhada a uma clínica para tratamento.

O GM de Sousa também falou sobre seu trabalho no K9, o grupamento com cães da Guarda Municipal, que atua no patrulhamento tático, apoio a outras viaturas e patrulhamento rural, levando segurança aos agricultores. O grupo também realiza trabalhos em escolas, aproximando as crianças da Guarda Municipal.

A cerimônia de homenagem contou com a presença da família do guarda, autoridades, convidados e imprensa.

Da Redação







Postagem Anterior Próxima Postagem