Na quinta-feira (7), integrantes da Guarda Municipal de Toledo participaram de um curso de técnicas e tecnologias não letais promovido pela Polícia Penal Federal, na Penitenciária Federal de Catanduvas.

Segundo o diretor de segurança da Guarda Municipal de Toledo, Ronaldo Vitalino Rodrigues, a capacitação reuniu 42 agentes de segurança, incluindo três militares do Exército, dois integrantes do Gaeco, cinco guardas municipais de Toledo, cinco de Cascavel, policiais civis, cerca de dez policiais militares, além de seis policiais penais estaduais de Cascavel e delegados.

O treinamento foi dividido em dois momentos: pela manhã, foram realizadas instruções externas, e à tarde, as atividades ocorreram dentro da penitenciária, com simulações em celas, pátios e corredores — sem possibilidade de registros fotográficos ou filmagens.

Entre os temas abordados estiveram técnicas para conter tumultos e manifestações descontroladas, com uso de spray de pimenta e gás lacrimogêneo, permitindo que todos os participantes experimentassem os efeitos para compreender a aplicação correta e os impactos sobre as pessoas.

A instrução incluiu o manuseio de espargidores, granadas de emissão e explosivas, lançadores de munição química (AM600) e o uso de máscaras em ambientes contaminados. O curso contou com a atuação de vários instrutores, todos policiais penais federais.

Da Redação










Postagem Anterior Próxima Postagem