Nesta terça-feira (5), um gato-do-mato (Leopardus guttulus) foi encontrado morto às margens de uma via rural em Toledo, vítima de atropelamento. O felino silvestre foi localizado pelo vereador Marcos Zanetti, que acionou o setor de Meio Ambiente da Prefeitura.

Tiago Pizzato, técnico responsável pelo setor, lamentou o ocorrido e reforçou a importância de acionar os órgãos competentes em casos como esse. "Mais uma vítima do trânsito. Fomos acionados pelo vereador Marquinhos Zanetti que encontrou um Leopardus guttulus já morto. Ninguém está livre de se envolver em um acidente, porém negligenciar atendimento é um crime", afirmou.

O gato-do-mato é uma espécie nativa da fauna brasileira e, apesar de ser discreto e pouco visto, tem presença confirmada na região Oeste do Paraná.

Pizzato reforçou o apelo à população: "Lembrando que, caso aconteça um acidente, ninguém está livre disso. Mas não deixe o bicho para trás. Entre em contato com o órgão ambiental da sua cidade para que possamos tentar salvar a vida do animal."

O caso serve de alerta para os riscos do tráfego de veículos em áreas próximas a reservas e corredores ecológicos, além da necessidade de maior conscientização da população para o respeito e proteção da fauna silvestre.

Da Redação

Postagem Anterior Próxima Postagem