A poucos dias da conclusão da ponte sobre o Rio Marreco, a Prefeitura de Toledo começou a construir acessos provisórios para garantir a liberação do tráfego o quanto antes. Isso porque o contrato original da obra, localizada na região da Grande Coopagro, não contemplava a pavimentação asfáltica das vias que conectam a estrutura às estradas dos dois lados do rio – o prolongamento da Rua Ângela Zanella e uma via rural.
Para não adiar a entrega de uma obra esperada há décadas pela comunidade, o município optou por uma solução emergencial: acessos de pedra brita graduada serão executados nos dois lados da ponte, permitindo que veículos comecem a circular pela nova ligação em cerca de 15 dias. As intervenções estão sendo conduzidas por equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural e de Serviços Públicos (Infra), em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur).
A operação contará com sinalização adequada e acompanhamento da Guarda Municipal. “A pedido do prefeito, estamos buscando os meios para que o tráfego de veículos seja liberado no local o quanto antes. A população está com esta via bloqueada há quase dois anos e não pode mais ficar sem estes acessos”, salienta o titular da Infra, Fabio Leal Oliveira.
A medida terá caráter temporário, válida até que o projeto definitivo de pavimentação seja elaborado, licitado e executado. “Havia a parte que tratava do asfalto no projeto, mas não houve, no momento da assinatura do contrato, a inclusão deste serviço na planilha. Entendemos que é necessário reavaliar esta questão e fazer esta etapa voltar para as pranchetas, avaliando, por exemplo, a topografia do terreno”, explica o secretário. “Feito este trabalho, o processo tramitará nos setores da administração municipal e desejamos que este transcorra com celeridade, sem abrir mão da legalidade e da qualidade”, acrescenta Fabio.
A ponte – Enquanto o foco se volta aos ajustes finais, a ponte avança para sua etapa de conclusão. As concretagens já foram realizadas e os últimos serviços incluem pintura e instalação elétrica, com ligação de energia já efetuada pela Copel.
De acordo com o projeto da obra, a estrutura principal se destaca pelo traçado em curva e por oferecer mais do que apenas funcionalidade: ciclovia, passeio público e iluminação em LED fazem parte do projeto.
Outro diferencial é a passarela elevada de 2,5 metros de largura, construída cerca de um metro acima do nível da água, permitindo contato visual direto com a paisagem natural. Há ainda um mirante com piso de vidro, que oferece aos visitantes uma vista privilegiada do curso do rio e de suas quedas d’água.
Com 60 metros de comprimento e 15 metros de largura, a ponte sobre o Rio Marreco é mais do que uma conexão viária entre a Grande Coopagro e a BR 163: é uma obra que alia mobilidade, segurança e valorização do entorno. “Estamos vendo com a empresa contratada a questão de alguns acabamentos que ficaram aquém daquilo que a obra merece. Isso pode demandar um tempo a mais para a conclusão dos trabalhos, mas logo a população poderá usufruir deste local, que certamente será um importante ponto turístico para o nosso município”, pontua o secretário da Infra.
SECOM