Nesta quarta-feira (2), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou a 4ª edição do projeto Sessão Itinerante, no Anfiteatro Moacir Galante, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), em Toledo. Pela manhã, a comitiva do Tribunal – formada pelo presidente, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; pelo vice-presidente, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; pela desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; pelos desembargadores eleitorais Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandes Denz e José Rodrigo Sade; e pela desembargadora eleitoral substituta Tatiane de Cássia Viese; e o representante do Ministério Público Eleitoral, o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy – esteve na Prefeitura de Toledo, onde foi recebida pelo prefeito Mario Costenaro e pelo vice Lucio De Marchi.
“Essa sessão é um fator bom para a cidade de Toledo. Isso traz para nós todos, aqui do interior, um senso de pertencimento ao estado. É importante essa proximidade das instituições com todas as regiões, com todos os municípios”, frisa Costenaro.
Ainda de acordo com o prefeito, para Toledo é um fator de reconhecimento de sua importância. “Nós, que novamente atingimos aí recordes de desenvolvimento, assumindo novamente o primeiro lugar do valor bruto da produção agropecuária, é realmente um reconhecimento e de referência”, salienta.
Costenaro ressalta ainda a qualidade dos advogados de Toledo e a importância dessa proximidade com as instituições. “Toledo tem esse caráter de acolhimento e de estabelecimento de diálogo e o que está se fazendo aqui é histórico”, analisa o prefeito.
Maior proximidade - A iniciativa visa aproximar o TRE-PR da sociedade, tornando o julgamento das ações eleitorais mais objetivo e acessível para a população. A Sessão Itinerante segue a política de linguagem simples, instituída pela Portaria TRE-PR n° 448/2022, com o propósito de implementar um conjunto de práticas e instrumentos para a transmissão de informações de forma clara e objetiva para que todas as pessoas possam compreender o conteúdo divulgado.
“Dos 153 municípios do Paraná com Justiça Eleitoral, a escolha por Toledo não foi por acaso. Ela se deve pela pujança, pela importância de Toledo e mostra que o Paraná é um todo e não apenas Curitiba”, reforça o presidente da corte, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
Presenças - Além da comitiva do TRE-PR, acompanharam o encontro o Procurador Jurídico, João Poletto; o Assessor de Governo, Neuroci Frizzo; o chefe de Gabinete, Reinaldo Sales; e o advogado Ruy Fonsatti Junior, da Comissão Eleitoral da OAB-PR.
SECOM