A Paróquia São Cristóvão, localizada na Vila Industrial, em Toledo, está nos preparativos finais para a tradicional Festa em honra a seu padroeiro, São Cristóvão, que acontece neste domingo, 20 de julho. A celebração, que chega à sua 48ª edição em 2025, promete movimentar a comunidade e os motoristas da região.
Nesta sexta-feira (18), nossa reportagem conversou com o Padre Marcos Denck da Silva, pároco da Paróquia São Cristóvão, que detalhou a organização e as expectativas para o evento. "Nós estamos aqui nos preparando para esta festa grandiosa, que é a festa de São Cristóvão. Já faz um tempinho que a comunidade toda está se preparando e o cume da festa acontece realmente neste domingo, dia 20, onde nós teremos toda uma programação especial em torno daquele que é o nosso padroeiro", afirmou Pe. Marcos.
São Cristóvão é celebrado em 25 de julho e é venerado como o padroeiro dos motoristas, caminhoneiros e viajantes, com sua história marcada pela lenda de ter carregado o Menino Jesus, simbolizando o serviço e a proteção ao próximo.
Programação da Festa e Bênção dos Veículos
A festa terá seu ponto alto com a tradicional procissão e bênção dos veículos, que terá início a partir das 7h30 da manhã. "Nós, padres, vamos estar ali, eu e o Padre André, a partir das 7h30. Os caminhões começam a se organizar, os carros, todos os veículos aqui na Rua Santos Dumont, na esquina com a Avenida Parigot de Souza. E os veículos passam aqui por nós, padres, e nós vamos abençoando os carros", explicou o pároco. A bênção deve durar a manhã toda, estendendo-se até por volta do meio-dia ou meio-dia e meia.
Paralelamente à bênção, a Santa Missa será celebrada às 10h da manhã, presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada pelo Padre Marcos. Toda a comunidade é convidada a participar deste momento de fé e devoção ao padroeiro.
Gastronomia e Voluntariado
A parte gastronômica da festa contará com o já famoso costelão ao fogo de chão, servido acompanhado de saladas, maionese, cuca, arroz. Os pratos serão entregues em kits, e haverá também um buffet no salão paroquial.
O Padre Marcos fez questão de ressaltar o grande número de voluntários envolvidos na organização da festa, que se inicia desde o mês de março. "São muitas pessoas envolvidas. Como eu disse no início, a festa começa a ser preparada a partir do mês de março. Nós temos toda a comunidade envolvida, praticamente", disse. Ele estima que mais de 200 pessoas estejam na linha de frente dos trabalhos, além dos coordenadores de pastorais e movimentos.
O pároco manifestou sua gratidão a todos os envolvidos, enfatizando que "sem o trabalho de cada uma delas, essa festa não acontece". Ele destacou ainda a importância da festa como um momento de comunhão, de superação de diferenças e de união em prol da evangelização e em honra a São Cristóvão. A festa também contará com a coroação do rei e rainha da festa no domingo à tarde.
Deptrans orienta sobre interdições no trânsito
Para garantir a segurança dos participantes e a fluidez do evento, o Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) de Toledo preparou um esquema especial de interdições na região da Vila Industrial. A partir das 6h30 deste domingo (20), diversas ruas no entorno da Paróquia São Cristóvão terão o tráfego bloqueado.
A bênção dos veículos será ministrada no cruzamento entre as ruas Santos Dumont e Ledoíno José Biavatti. Os motoristas que participarem da procissão chegarão ao local por ambas as pistas da Avenida Parigot de Souza e serão organizados por agentes de trânsito em frente ao Teatro Municipal, com passagem em sistema de alternância entre as filas.
As interdições ocorrerão nas seguintes vias:
Rua Santos Dumont (entre General Daltro Filho e Protásio Alves, pista sentido norte-sul)
Rua Almirante Barroso (entre Protásio Alves e Avenida Parigot de Souza)
Ruas Santo Campagnolo, Rui Barbosa e São João (entre Avenida Parigot de Souza e Rua Ledoíno José Biavatti)
Avenida Barão do Rio Branco (pista sentido norte-sul, entre Parigot de Souza e Rua Ledoíno José Biavatti)
Rua Caetano Severino Perin (entre Rua México e Avenida Parigot de Souza)
Retorno entre as duas pistas da Avenida Parigot de Souza rumo ao sentido norte da Avenida Barão do Rio Branco
Passagem da Rua São João entre as duas pistas da Avenida Parigot de Souza.
A previsão é que as interdições se estendam até as 15h, com exceção do trecho da Rua Almirante Barroso (entre as ruas Protásio Alves e Ledoíno José Biavatti, na lateral do salão paroquial), que permanecerá fechado até o encerramento total das festividades.
O Deptrans recomenda que motoristas que desejam evitar os bloqueios utilizem as seguintes rotas alternativas: Avenida Saturno, Rua México, Rua Ledoíno José Biavatti, Avenida Barão do Rio Branco (pista sul-norte) e Rua General Daltro Filho.
Da Redação