A comunidade de Ouro Verde do Oeste está em luto com o falecimento de José Antônio de Souza Filho, mais conhecido como Jota Filho, que partiu na noite do último sábado (19), aos 74 anos. Uma figura icônica na história do município, Jota Filho não foi apenas um locutor; ele foi um dos idealizadores da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro e, com sua voz marcante, narrou as emoções do rodeio por mais de quatro décadas, desde a primeira edição.

Conhecido no mundo do rodeio como Jota Filho, sua paixão e dedicação o tornaram o "Locutor Prata da Casa", amado e respeitado por todos. Sua voz, que ecoou por mais de 40 anos na arena, narrou cada emoção e momento histórico da festa.

O Zéquinha das Romarias e o dia da despedida

Fora das arenas, José Antônio era carinhosamente chamado de Zéquinha, nome que ganhou nas mais de quarenta anos de romarias que organizou, levando fiéis de Ouro Verde do Oeste até Aparecida (SP), a Padroeira do Brasil e também do município.

Seus atos fúnebres ocorreram neste último domingo, 20 de julho, coincidentemente no Dia Internacional do Amigo. E amigos, Jota Filho — ou Zéquinha — tinha muitos. Milhares de pessoas se despediram, unindo-se à família em um cortejo emocionante. Homenagens com carro de som, berranteiros, cavaleiros e diversos veículos marcaram a despedida de um homem que marcou tantas vidas.

Homenagem da ACEER

A Associação da Comissão de Exposições, Eventos e Rodeio (ACEER), responsável pela Festa do Peão de Boiadeiro, publicou uma nota em suas redes sociais em tributo a Jota Filho:

"Hoje nos deixa um grande amigo, José Antônio de Souza Filho, conhecido por todos como Zequinha, mas que na arena era o Locutor Jota Filho. Desde a idealização e, enfim, a realização da primeira edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Ouro Verde do Oeste, Jota Filho esteve presente como locutor, mas também como parte da alma da festa. Jota Filho era o nosso Locutor Prata da Casa, querido por todos, respeitado por sua dedicação e lembrado pela forma apaixonada com que falava do rodeio. A Associação da Comissão de Exposições, Eventos e Rodeio (ACEER) agradece por tudo que ele fez por essa história. Deixamos nossas condolências aos amigos e à família enlutada. Seu amor pelo rodeio e a sua voz ecoarão para sempre em nossos corações. Descanse em paz, Jota Filho! 🖤"

Ouro Verde do Oeste sempre lembrará do legado deixado por esta grande pessoa, Jota Filho ou Zéquinha, que hoje descansa ao lado de Nossa Senhora Aparecida, a qual era muito devoto.

Da Redação

Postagem Anterior Próxima Postagem