Uma operação conjunta das forças de segurança do Paraná resultou na destruição de um porto clandestino utilizado para o recebimento de drogas na fronteira com o Paraguai, em Guaíra, na tarde desta sexta-feira (25). A ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SESP) do Paraná, com a presença do secretário Coronel Hudson Leôncio Teixeira, faz parte de uma série de agendas e operações na região.

O porto foi tornado inoperante por volta das 15h30, em uma operação que envolveu a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal. "Essa é a primeira fase de uma operação que está sendo feita de forma integrada", explicou o secretário Coronel Hudson Leôncio Teixeira. Ele destacou que o local havia sido mapeado e era "usado com frequência pelo crime organizado no tráfico, em especial o tráfico de maconha."

O secretário também enfatizou a preocupação com o meio ambiente durante a ação. "A degradação ambiental ali foi flagrante, nós percebemos isso, e todo o trabalho feito pela Polícia foi no sentido de não causar mais degradação. Então a área que foi explodida pelas forças especiais não causou nenhum dano ambiental. Tudo foi fotografado, registrado, será passado para o meio ambiente e para o Ministério Público para acompanhamento das operações."

A SESP informou que mais ações como essa estão previstas. "Haverá mais situações como essa, nós temos outros portos que também já foram georreferenciados e as polícias farão isso ao longo dos meses", afirmou o Coronel Hudson.

Aumento na apreensão de drogas no Paraná

Os dados divulgados pela CAPE/SESP PR sobre a apreensão de drogas no estado evidenciam um aumento significativo. No primeiro semestre de 2024, o total apreendido foi de 243.295,79 kg. Já no mesmo período de 2025, as apreensões somaram 349.810,29 kg, representando um aumento absoluto de 106.514,5 kg e uma variação percentual de 43,78%.

Da Redação, com Imagens da SESP/PR





Postagem Anterior Próxima Postagem