A Guarda Municipal de Toledo deu início à Operação Presença, uma ação estratégica para reduzir o número de acidentes de trânsito no município. A iniciativa ocorre após um levantamento da própria corporação apontar mais de 1.500 acidentes e 17 mortes no trânsito somente nos primeiros seis meses de 2025.
A operação está sendo executada em dez pontos considerados críticos da cidade, especialmente cruzamentos e rotatórias com alto índice de sinistros. As equipes da Guarda Municipal se revezam nesses locais, permanecendo em horários estratégicos com viaturas visíveis e cones de sinalização. Segundo o diretor de Segurança, Ronaldo Vitalino Rodrigues, o objetivo é forçar a redução da velocidade, inibir infrações e, principalmente, preservar vidas.
“Foi feito um estudo para definir os dez pontos onde mais ocorrem sinistros. O motorista, ao avistar de longe a viatura ou os cones, vai diminuir a velocidade. E não será apenas presença: se houver infração, vamos autuar também”, afirmou o diretor Ronaldo.
Entre as infrações mais comuns observadas nos pontos monitorados, o uso do celular ao volante lidera. “É uma infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 293. O uso do celular está entre as principais causas de acidentes em Toledo”, alertou o diretor.
Além disso, a operação busca coibir o excesso de velocidade, principalmente por motociclistas, além da falta de sinalização ao mudar de faixa ou ao acessar vias.
Os cones utilizados na operação serão colocados pela manhã e retirados à noite, permanecendo durante o dia como forma de reforçar a orientação e a sinalização dos locais.
“Além de fazermos a presença policial, temos que fiscalizar. Só assim as pessoas vão entender que a preservação da vida e a segurança no trânsito é responsabilidade de todos”, finalizou Ronaldo Vitalino.
Da Redação