Foi identificado o adolescente responsável por uma série de furtos em prédios de alto padrão no país, incluindo o roubo de aproximadamente R$ 6 milhões em joias e dinheiro em Foz do Iguaçu. O caso foi exibido neste domingo (29/06) pelo programa Fantástico, da TV Globo. O jovem de 17 anos foi apreendido no estado de São Paulo no último dia 17 de junho, depois de investigação conduzida pela Polícia Civil.

Segundo a polícia, o furto milionário em Foz ocorreu em fevereiro deste ano, quando o adolescente invadiu um apartamento no Centro da cidade. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que ele deixa o prédio com mochilas cheias, depois de levar joias e valores em dólares.

Conforme a investigação, o jovem começou a agir aos 13 anos e utilizava táticas sofisticadas para enganar porteiros e moradores. Vestia roupas de grife, usava mochilas caras e fones de ouvido, e mantinha uma postura discreta, passando-se por morador. Em alguns casos, utilizava disfarces como perucas, quipás ou se apresentava como parente de moradores. Também recorria a ameaças para conseguir entrar nos condomínios.

A Polícia Civil estima que o adolescente tenha cometido ao menos 40 invasões nos últimos meses, com prejuízos que ultrapassam R$ 30 milhões. Os alvos eram cuidadosamente escolhidos. Ele furtava apenas joias, dinheiro em espécie e relógios de luxo, deixando para trás aparelhos eletrônicos e objetos maiores.

Além de Foz do Iguaçu, os crimes ocorreram em pelo menos seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, o adolescente vivia sozinho em um apartamento de alto padrão e utilizava um carro de luxo para circular entre os alvos.

A polícia também investiga a participação de outros envolvidos que teriam atuado na logística dos furtos e no escoamento dos bens. Em Foz do Iguaçu, três pessoas já foram presas por participação no crime registrado no início do ano.

De acordo com o delegado Fábio Sandrin, o adolescente permanecerá internado até completar 21 anos. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar todos os responsáveis pelos crimes.

Portal da Cidade Foz

Postagem Anterior Próxima Postagem