O presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Gabriel Baierle, publicou um vídeo em suas redes sociais nesta semana cobrando providências da Copel após os inúmeros problemas relatados durante audiência pública realizada na última terça-feira (27), na sede do Legislativo. A reunião contou com a participação de vereadores, membros da comunidade e do promotor de Justiça Giovani Ferri, que se manifestaram de forma crítica sobre os constantes transtornos causados pelas falhas na rede elétrica da região.
Baierle classificou a situação como um "verdadeiro desserviço" e reforçou que a Copel precisa tratar a população com dignidade. “A audiência demonstrou muito bem, através das falas do promotor, dos vereadores e da nossa comunidade, o caos que estamos vivendo com a instabilidade do fornecimento de energia elétrica”, afirmou.
Nos vídeos exibidos durante a audiência e divulgados pelo presidente da Câmara, moradores relataram episódios recorrentes de quedas de energia, explosões de cabos, prejuízos financeiros e perdas significativas na produção rural. “Toda semana, gente, é uma explosão de cabo. Rede nova, cabos dessa grossura estoura, fica lá batendo no meio da rua”, disse um dos participantes. Outro depoimento indicou a perda de milhares de frangos em aviários após interrupções no fornecimento de energia.
A população também questionou o aumento nas tarifas, a falta de estabilidade da rede e a diferença entre a propaganda da companhia e a realidade enfrentada pelos consumidores. Técnicos presentes ainda alertaram para tensões fora do padrão normativo, o que pode estar afetando equipamentos e aumentando o consumo registrado.
Gabriel Baierle finalizou o vídeo afirmando que o Legislativo continuará cobrando ações efetivas e imediatas da Copel para que os problemas sejam resolvidos e os consumidores atendidos com o respeito e a responsabilidade que merecem.
Da Redação