O Parque do Povo/Luiz Cláudio Hoffmann foi palco, na manhã desta segunda-feira (5), de uma importante ação ambiental que reuniu servidores públicos, estudantes e voluntários para o plantio de cerca de 250 mudas de árvores de sete espécies nativas: araucária, canafístula, cedro, ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-roxo e jacarandá. A iniciativa integra o programa TooPlantando, que tem como meta o cultivo de 800 mudas no local, totalizando 3.000 metros quadrados, ação que visa à compensação pela supressão de árvores durante obras realizadas recentemente em Toledo, sobretudo construções de pontes e emissários. 

A mobilização envolveu as secretarias de Meio Ambiente; Assistência Social (por meio do programa Florir Toledo); Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos; além da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). O Lions Clube de Toledo, o curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e o Colégio Agrícola de Toledo apoiaram a iniciativa.

Antes do início das atividades, a secretária de Meio Ambiente, Luciana Alves Fogaça, reuniu a equipe para explicar os objetivos da ação e organizar a divisão das tarefas. “Em algumas áreas faremos o plantio linear e, em outras, utilizaremos a técnica do ‘plantio em nucleação’, no qual se simula a constituição de uma floresta, colocando nas bordas as espécies primárias, que surgem em um ambiente ainda desprovido de vegetação, e secundárias, que aparecem logo após. No centro, são cultivadas as climácicas, que necessitam de maior sombreamento que as demais, e que são as últimas a aparecer no dossel [camada superior formada pelas copas das árvores que se sobrepõem] da floresta”, detalha.

Já o prefeito Mario Costenaro, acompanhado pelo chefe de Gabinete, Reinaldo Sales, e pelo secretário da Comunicação, Marcio Bertolin Pimentel, participou diretamente do plantio de duas mudas: uma de ipê-amarelo e outra de cedro. “Esta atividade promove responsabilidade social com o meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Toledo”, salienta.

SECOM

Postagem Anterior Próxima Postagem